terça-feira, 16 de junho de 2009

Felicidade

Qual o conceito desta tal felicidade que tanto corremos atrás? Afinal, passamos nossa vida inteira querendo capturá-la a qualquer custo.

Você pode fazer uma pesquisa e encontrará as mais diversas respostas:

Felicidade é ter muito dinheiro para conquistar o que queremos (mas esse dia nunca chega), ou ter uma vida profissional dinâmica em curva ascendente sempre, ou viagens maravilhosas, ou uma casa cheia de filhos, um amor que nos preencha o resto de nossas vidas, ou muita saúde por toda a existência, uma vida espiritual plena, e assim por diante.

Acredito que seja um pouco de tudo isso até. Mas não o tempo todo. O que temos que aprender (e como é difícil), é que a Felicidade está em pequenos momentos. Momentos triviais da vida cotidiana e que ninguém se dá conta. Na verdade, não consideramos esses pequenos espaços de tempo em que nos sentimos plenos, como Felicidade. O que nós seres humanos com uma visão equivocada da vida esperamos, é que sejamos felizes por muito tempo, por quase todo o tempo, aí sim, acreditaremos ter alcançado o sucesso, caso contrário, seguiremos pensando que nunca obtivemos a tão almejada Felicidade.

É a jornada que nos traz felicidade, não o destino!

Precisamos mudar esta mentalidade! Temos que aprender a curtir os bons momentos da vida, nem que sejam muito pequenos. Se continuarmos nos iludindo com esse conceito de que a Felicidade é quando tivermos alcançado tudo que desejamos, passaremos pela vida frustrados por nunca termos conseguido. Pois sempre teremos algo mais a conquistar, e após alcançarmos um objetivo, imediatamente vem outro, e daí sim, pensamos que seremos felizes.

Isto é, não tem fim. E sabem por quê? Porque a felicidade real não está nas coisas que obtemos, e sim, dentro de nós mesmos. Sempre que buscarmos a felicidade pela obtenção de coisas externas, vamos nos dar mal! Pois após a conquista, cairemos novamente na sensação de vazio e na busca de outra coisa para nos suprir este buraco.

Esse conceito de felicidade que a maioria das pessoas conhece, é o conceito do prazer e das sensações, que na verdade sempre está relacionado a alguém ou a alguma coisa. Dependendo de terceiros para você conseguir ser feliz. Por isso é tão difícil esta conquista, e não dura muito tempo.

Como podemos conceber que nossa felicidade está nas mãos de terceiros ou de bens materiais e não nos questionarmos? Deveríamos refletir sobre isso, porque neste caso, certamente notaríamos que tem algo errado nisso.

Notaríamos que nossa vida, nossa felicidade, não pode ser responsabilidade de outra pessoa! Temos nós mesmos que ter as rédeas de nossas vidas em nossas mãos.

Cada pessoa tem que buscar uma maneira de encontrar no seu íntimo o caminho para a plenitude! Na verdade, devemos buscar a plenitude, e não somente a felicidade. A felicidade nos escapa, mas a plenitude é absoluta.

Existe uma frase de um mestre espiritual que gosto muito e que diz tudo:
“O prazer é animal, a felicidade é humana e a plenitude é divina”

Não desista dessa busca, mesmo que o caminho seja longo e árduo, pois sem a esperança dessa conquista, a vida não vale a pena!

Nenhum comentário: