terça-feira, 16 de junho de 2009

O mundo precisa de ajuda

O mundo está doente, em depressão. Precisamos fazer alguma coisa com urgência, antes que nosso fim seja este mesmo.

Tenho notado que é um mal generalizado e recorrente. Recorrente porque vira e mexe ele volta, pois não é resolvido, não se chega à raiz do problema. Geralmente resolvemos as questões "que nos incomodam", mas não mexemos na base, que é onde deve ser investigado. Os conceitos e valores é que precisam ser modificados.

Não existe reforma ortográfica? Reforma de leis? Reforma no governo?

Precisamos na verdade é de uma reforma nos valores da sociedade! Sem isso, sinto muito dizer, mas sucumbiremos.

As pessoas não agüentam mais viver num modelo convencionado como o "certo" porque é assim que funciona o esquema, um modelo linear, tradicional.
É o padrão mental que nos ensinaram dizendo que somos "nós mesmos".

E ainda pior, a maioria das pessoas não sabe disso, não se dá conta que o "condicionamento" não é seu verdadeiro eu. São simplesmente condicionamentos. Valores transferidos a você por séculos e séculos a fio, totalmente equivocados.

Condicionamentos tolhem nossa liberdade de pensar, de criar, de Ser. De existir de verdade, como fomos criados.

Condicionamentos nos aprisionam em nossa própria casa mental, que é a pior das prisões. Condicionamentos que nos fazem acreditar que devemos buscar incessantemente o sucesso material, o poder, e que insiste que devemos ser o melhor em tudo. Que não podemos relaxar, porque seremos passados para trás.

Não se vive o que se sente! E é aí que o negócio pega.

Então nosso Ser essencial precisa gritar para ser ouvido. E é isso que acontece quando algo não pára de nos incomoda, não nos dá paz. Geralmente começa com um incômodo que não sabemos bem definir, vai virando angústia, mas tentamos deixar de lado.

O Ser quer que vivamos de acordo com a nossa essência, como somos realmente. E não que levemos a vida baseada em nosso ego, nossa estrutura mental que é totalmente induzida pelos costumes e regras da sociedade humana.

Mas não mergulhamos neste terreno porque é perigoso demais. Talvez mudanças drásticas em nossas vidas precisem ser feitas. Mas então o Ser começa a nos torturar. Pode ser uma doença física, ou os sintomas dela pelo menos, ou depressão. Algo que te faça parar e reavaliar situações.

Mas muitas vezes, nem assim passa pelas nossas cabeças que possa ser algo relacionado com nosso estilo de vida.

Tentamos abafar o som dessa voz perturbadora que só atrapalha nosso ritmo alucinado. Tentamos calá-la ocupando-nos com outras coisas. Enchemos mais nossas agendas, arranjamos viagens, procuramos nos afundar em estudo, ou mais e mais trabalho. Tudo isso com um intuito: distração do essencial e dispersão com coisas secundárias.

Não se olha mais para o lado, não se tem tempo de saber do outro. Trocar uma palavra de afeto, aconselhar ou pedir um conselho, oferecer um ombro a alguém que precise, ou ouvir com atenção. Enfim, prestar atenção nas coisas mais sutis e fundamentais da vida.

Somente a consciência pode mudar esta história. Nada mais!

O maior tesouro que temos é a troca de experiências. Mas infelizmente não temos mais tempo para isso. Pois o mundo não pára!

Um comentário:

Anônimo disse...

alessandra estou escrevendo um livro que entregarei a editora de meu tio,e queria sua permicao para colocar em meu livro,o seu texto que fala que nos devemos ajudar o planeta.
se voce deixar preciso de seu nome completo para digitar em baixo do texto.
obrigado pela compreensao e seu texto e maravilhoso.