terça-feira, 16 de junho de 2009

O tempo de cada um

Por que temos mania de achar que nós que comandamos toda a nossa vida? Que nós sabemos o que é melhor para nós e quando?

Obviamente nós dirigimos nossas vidas, fazemos nossas escolhas e acabamos indo por um caminho ou outro. Mas definitivamente, não sai tudo de acordo com o que esperamos, aliás, a coisa mais certa, é que nunca será exatamente como imaginamos.

Queremos tudo o que desejamos na hora, no tempo em que nos convém. Pensamos que a decisão é nossa. Temos necessidade do poder, do controle.

E simplesmente não é assim! Precisamos mais provas do que temos em nossas vidas?

Decidimos que queremos um emprego novo, e não o encontramos! Decidimos que queremos um filho, e não engravidamos! Decidimos que queremos um novo relacionamento, e a pessoa dos sonhos não chega! E assim por diante. E com essa demora, essa expectativa não preenchida, nos frustramos, nos fechamos em nosso sofrimento.

Mas e a pergunta que não quer calar? Por que as coisas não acontecem quando queremos?

Simples! Primeiro porque tem algo maior em nossas vidas, fora de nossa compreensão, que nos empurra por caminhos desconhecidos. Foge ao nosso conhecimento e controle, por não sabermos a diretriz.

Então, não conseguimos compreender essa lógica. Porque as situações só se concretizam quando estamos preparados para lidar com elas. Tanto as coisas boas que queremos, quanto as dificuldades que vem de presente! Há um tempo para o amadurecimento das coisas e antes desse tempo, nada vai acontecer, por mais que lutemos contra isso.

Esse amadurecimento é essencial em nossa vida. É o tempo de adaptação que cada um leva para enfrentar uma nova situação. Mas também nos acontece muita coisa sem que esperemos e não nos sentimos preparados para tal. Porém, certamente essa experiência veio na hora em que você precisava dela, mesmo sem ter consciência disso.

Porque nada nos acontece à toa, sem motivo, ninguém enfrenta situações sem que esteja preparado para elas, e ninguém sofre uma dor maior que sua capacidade de superá-la.

O que devemos aprender, é não sofrer demais com a espera. É exercitar diariamente e exaustivamente o dom da paciência! Falo isso de cadeira, porque é muito difícil! Principalmente para as pessoas mais ativas, para não dizer impacientes, que querem tudo para ontem. Mas certamente é um teste individual, e não é o máximo quando nos superamos e passamos em testes?

Nenhum comentário: