terça-feira, 16 de junho de 2009

Indecisões da Vida

Existe coisa pior que a indecisão? Eternamente em cima do muro, sem saber para que lado ir?

Sinceramente acho que é um dos piores sentimentos, você nunca ter certeza. Ter muitas idéias e vontades, mas não tem a coragem de tomar decisão alguma. Sempre por causa do medo! Medo de tomar decisões erradas e se arrepender.

Mas será que o erro, ou arrependimento, é pior do que o sentimento de nunca haver tentado?

Talvez passemos o resto da vida com isso martelando nossa cabeça, não ter tentando algo, por medo! Sempre o medo obstruindo nosso caminho, turvando nossa visão, nos impedindo de ir mais além e de descobrir novos horizontes. Como se livrar dele e ser mais ousado? É algo que se consegue mudar ao longo da vida? Ou já temos que nascer ousados? Que dúvida cruel! Novamente ela!

Mesmo as pessoas mais decididas, passam por situações de indecisão: tomar um caminho ou outro? Correr riscos ou continuar com o que lhe é conhecido? Quem sabe qual é a resposta correta? Não há uma verdade absoluta. Para cada pessoa, momento e lugar, há uma melhor saída, uma decisão e uma verdade. Só experimentando para saber. E pode ser que com o passar do tempo, tenhamos a consciência de que o caminho escolhido não tenha sido o melhor, mas não devemos nos arrepender da decisão, e sim, tirar a lição disso, pois as escolhas que fazemos, são baseadas na realidade do momento, e essa realidade, muda constantemente durante nossa vida.

Muitas pessoas se pegam em impasses mesmo na idade madura, e se cobram por isso. Mas é completamente normal, pois passamos a rever nossos conceitos com o amadurecimento.

Anormais são os nossos condicionamentos, conceitos impostos pela sociedade, que nos são ensinados desde cedo e passamos a acreditar neles. Condicionamentos que não nos permitem errar, ter questionamentos, tomar decisões erradas, mas aprender sobre elas. Não!

Aprendemos que devemos ser perfeitos, seguros, bem sucedidos, sem chance de ter dúvidas ou equívocos. Devemos continuar sempre atuando no papel que nos foi imposto, não importa com o que sonhamos, almejamos, o que nossa alma realmente nos diz. Se isso for contra os ensinamentos, estaremos fadados a não levar isso adiante, pelo menos sem sofrer críticas..

Na verdade, essa é a maior das indecisões. Continuar representando na vida imposta ou ir de encontro aos seus anseios ?

Pense nisso ! E tome sua decisão!

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente ainda com toda nossa evolução, somos condicionados a seguir as regras da sociedade.
Um exemplo disso é a precipitação da escolha de uma profissão que devemos escolher ainda adolescentes p/ seguirmos "a princípio para resto da vida".
Precisamos ter em mente mesmo que temos que ir em busca SEMPRE da nossa felicidade!!!

Beijos irmã.

Anônimo disse...

A vida é cheia de desafios, somos forçados a viver desafios constantemente, e aprendemos a viver com escolhas ,umas seguras outras não.
A escolha certa para se tomar é a que se encaixe com sua vida atual suas experiencias , seu momento psicológico . Não se cobre pela escolha que não fez não se preocupe no que as pessoas irão dizer á respeito, á escolha é sua , não se frustre .

Hj fiz uma escolha, não sei se é a correta, ou não, porém eu sei que para mim ela sera bem vinda ,para outras pessoas não digo o mesmo, mais tive escolher e essa é minha escolha final.

Anônimo disse...

Que legal seu blog; simples e ...verdadeiramente intenso. BOniat sua foro também, Espero que estejas bem contigo, sua cosnicencia e sua vida.
Grande Abraco e Elisabeth - 46 mae de tres filhas, a cacula tem 20 anos!!

Anônimo disse...

Na vida a indecisão e o medo são nossos grandes adversários,mas então o que fazer? Devemos tomar a decisão de acordo com a nossa consciência e nossa necessidade própria de acordo com a legitimidade destes atos,e o medo simplesmente é a ausência de decisão. Ninguém é vitorioso sem a certeza de que atitudes devem ser tomadas, certas ou errôneas é uma questão de dar crédito a si próprio e ao bom senso. O medo baterá em retirada no momento em que nos auto-determinar baseados na Fé.Ninguém é infalível,nem Senhor das verdades,portanto indecisão e medo estão ao alcance somente dos que estão adormecidos no silêncio da vaidade e da prepotência.

Unknown disse...

Uau...